História da Arte e o Ensino da Arte
A Arte sempre foi algo importante para o homem, pois através dela o homem revela sua história e a sua evolução, a arte sempre foi usada como forma de expressão; Desde o período pré-histórico, na era dos homens das cavernas podemos conhecer a fascinante história da arte, mesmo não tendo nenhum registro dessa época, pois ocorreu antes da escrita, mas podemos conhecer essa história através de pesquisas de antropólogos, historiadores e de estudos arqueológicos.
Estudos mostram que na era pré-histórica no período “Paleolítico – Idade da Pedra Lascada” o homem (artista) desenhava um animal do jeito que ele o via, esses desenhos eram feitos nas paredes das cavernas onde moravam e representavam os animais capturados e abatidos como um ritual, uma espécie de magia para que o caçador-artista conseguisse êxito na sua caça, mostrando assim o seu domínio.
Também podemos ver a arte no período Paleolítico Inferior que: ocorreu há aproximadamente de 5.000.000 a 25.000 a. C., onde surgiram os primeiros hominídeos, os quais praticavam a caça e a coleta de alimentos, e controlavam o fogo. No período Paleolítico Superior podemos observar o desenvolvimento na confecção dos instrumentos que, além da madeira, também eram utilizados o marfim, ossos, madeira na confecção de machados, arco e flecha, lançador de dardos, anzol e linha; Nota-se também o avanço da pintura e da escultura. É o período da Pré-História que começa em 8000 a.C.. Durante esse período surge a agricultura, e a fixação resultante do cultivo da terra e da domesticação de animais para o trabalho provocando o sedentarismo (moradia fixa em aldeias).
Todas essas mudanças refletiram fortemente na arte. Houve uma mudança nas representações que deixaram então de fixar o modelo do animal caçado para a vida coletiva. O