História da administração
História da Administração
Administração é arte ou ciência? É arte e ciência, pois o corpo teórico é o conjunto de diversas ciências (psicologia, direito, finanças, psiquiatria, contabilidade, mkt, filosofia). Adm é uma ciência nova, é usada para aumentar a chance de sucesso! Ela tb é arte pois usamos pessoas, assim podendo ter falhas, discordâncias.
Escola da Administração Científica
Frederick Taylor – (1900, idade média, burgs..etc), inicio da adm segundo Taylor.
Revolução Industrial.
Primeira lei da ADM, segundo Taylor ( que vale até hoje).
DEMANDA E OFERTA
Demanda: quando há procura.
Oferta: O quanto disso colocado no mercado, e para manter o preço deve ter equilíbrio entre os dois.
Conceitos:
1-Taylor instituiu a linha de produção, seleção cientifica do trabalhador.
Ele juntou os trabalhadores para saber quanto tempo levaram para fazer um produto, dependendo da aptidão de cada um, mandava para o setor, de acordo com suas habilidades (produtividade).
2- Tempo Padrão para as Tarefas: tempo médio dos trabalhadores, cronometrado, os que ficavam em cima da media eram mandados embora. Com isso surgia a competividade, pois os mais lentos queria ser mais rápidos, eram forcados a isso. Assim a produtividade aumentava.
3- Plano de Incentivo Salarial ( Homo Economicus, é usado ate hoje, comissão, etc): Aqui a produtividade aumenta ainda mais.
4- Trabalho em Conjunto com a Superespecialização: Juntou os melhores/ mais rápidos. Com somente um movimento, cronometrava quanto tempo uma pessoa levava para fazer sozinho o que antes era feito em conjunto. Assim aumentava ainda mais a produtividade.
5- Gerentes definem, operários executam: Eram as pessoas que faziam o trabalho mais rápido e sabia como faze-lo. Ex: mestre de obra/ supervisor de telemarketing(hoje ainda existe muitos ‘lideres nessa posição).
6- Supervisão Funcional: idem acima.
7- Enfâse em Busca de Eficiência (the best way): Para Taylor, o trabalho tinha que ser