História ambiental
Historiografia Ambiental de Cachoeira do Sul, RS: tema, fonte e linha de pesquisa para projetos ambientais.
Objetivo Geral
Identificar em escala local, quais tipos de sociedades se formaram na exploração dos recursos naturais através do tempo, que permanência tiveram essas sociedades e que tipo de conseqüências elas criaram para os seus ambientes sustentarem sociedade futuras em Cachoeira do Sul, RS.
Objetivos Específicos
Reconhecer quais recursos naturais são locais e quais foram importados no município através dos tempos; descrever como estes recursos foram valorizados no cotidiano das sociedades; revelar que tecnologias foram desenvolvidas e pensadas para seu aproveitamento; identificar quais as marcas que essas sociedades deixaram nos recursos naturais locais; avaliar os tipos de sociedade geradas pela exploração dos recursos naturais e os traços deixados na cultura; conceituar a aplicabilidade do conhecimento historiográfico ambiental no desenvolvimento de projetos ambientais.
Metodologia Como fator balizador, o projeto se desenvolverá através da revisão de fontes tradicionais como museu municipal – acervo fotográfico, escrito e falado (comunicação verbal com historiadores), mitos e lendas; arquivo histórico – leis e documentos governamentais, atas legislativas e judiciárias, crônicas; bibliografia referente aos aspectos históricos, culturais e ambientais municipais, relato de exploradores. Todo tipo de descrição pertinente ao uso dos recursos naturais locais, assim como, descrições culturais da sociedade; vestimentas, costumes, dieta, arte. Dados estatísticos como: populacional, epidemias e doenças, produtividade, emprego e desemprego. Ou seja, o trabalho busca abordar e identificar, através de leitura informativa e crítica, as mais variadas fontes pertinentes à relação entre as sociedades e o ambiente natural em Cachoeira do Sul, RS. Como resultado pertinente, busca-se traçar os conceitos, usos, os valores atribuídos e a