Case Som livre
- A estrategia de diversificacao adotada pela som livre, foi acertiva , levando-se em conta o mercado dos anos 90. A som Livre era a maior gravadora do Brasil, atuaba em um mercado estavel e lucrativo.
A estrategia de diversificacao fez que a som livre entrasse em um novo segmento de mercado, passou a lancar todos os tipos de artistas. Ela nao se preparou para entrar neste segmento de mercado, tanto na parte operacional como estrategia do mercado ( Preco, distribuicao, promocao) .
2. Quais os elementos do macroambiente de negocios afetaram diretamente o negocio da Som Livre.
Ambiente Tecnológico – isso se deu a tecnología do Peer to peer que permite a troca de arquivos online. Portanto, a sua midia que era o principal produto, acaba perdendo valor econômico.
3. Analise o papel dos serviços agregados aos produtos tangiveis na busca por vantagem competitiva.
Os serviços agregados como site de internet aumentando canal de distribuiçao;
Entrar no segmentos de músicas digitais, facilitando a internacionalizaçao.
4. Como a Som Livre deve trabalhar as características de serviços em seu novo portifolio de negocios
Deve trabalhar na pericibilidade dos serviços, buscando sempre a maior ocupaçao nos shows, para maximizar as receitas;
Deve buscar reduzir a variabilidade dos shows dos mesmos artistas, para conseguir manter o mesmo padrao de qualidade e satisfacer os seus clientes;
Deveria também vender no shows produtos relacionados aos seus eventos, como por exemplo: Cds, roupas, canecas, entre outros.
5. No papel de um consultor externo contratado pela Som Livre, discuta e crie argumentos favoráveis e desfavoráveis com base nos questionamentos finais de Leonardo Ganem.
A Som Livre, esta no caminho certo, de venda de serviços, mas nao está totalmente