History
O Império Bizantino
Criação do Império Bizantino → Após separação pelo imperador Teodósio em Império Romano do Ocidente (Roma) e Império Romano do Oriente (Constantinopla)
Características:
Capital: Constantinopla. Antiga cidade de Bizâncio daí o nome Império Bizantino.
Comercio Predominante: Marítimo
Politica:
Basileu: (imperador) exercia o cesaropapismo (césar + papa = Poder politico + Poder sobre a igreja)
Divisão do Cristianismo: Gerado pela disputa entre o Basileu e o Papa pela autoridade máxima do cristianismo.
Justiniano:
Recupero parte do território do Império do Ocidente tentando transformar o mar do mediterrâneo no Mar Nostrum bizantino.
PAULO NUNES 1º A
Revolta de Nika: Após varias revoltas do povo e ameaças ao palácio pela diminuição dos impostos, Teodora esposa de Justiniano planejou um massacre aos revoltos no hipódromo, onde era seu ponto de encontro.
Legados jurídicos:
Corpus civilis: Corpo do Direto Civil
Digestos: Sumario das obras dos juristas
Novelas: Novas leis contendo mais legislações
Religião:
Cisma do Oriente: Onde o papa Leão IV e o patriarca Miguel Celulario se excomungavam mutualmente causando a Divisão da Igreja Católica em Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Católica Ortodoxa.
Monofisismo: Imposto por Teodora, que dizia que Jesus Cristo só tinha uma forma, que ele era apenas divino e não humano.
Iconoclastia: Imposto pelo Basileu Leão III que proibia o culto e veneração das imagens (estatuas), por seus secretores estarem enriquecendo com o dinheiro da venda das esculturas. (Surgimento dos vitrais).
Queda do Império Bizantino: Ocasionado pelo fortalecimento do poder dos mosteiros e da nobreza enfraquecendo o poder imperial facilitando