history
ISSN 1 6 46 -7 40X
online
a n o 4 ● n úm e ro 5 ● 2 0 0 8
FICH A
TÉ CN I CA
Título: A Memória Social para o futuro: História, alteridade e cidadania[*]
Autor(es): Judite Gonçalves de Freitas
Fonte: Medievalista [Em linha]. Nº5, (Dezembro 2008). Direc. José Mattoso. Lisboa:
IEM.
Disponível em: http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/
ISSN: 1646-740X
Resumo
O ensaio aqui apresentado procede a uma concisa reflexão sobre o papel social da
História na actualidade. Na primeira parte do nosso trabalho ao perspectivarmos o conceito de «literacia histórica» procurámos estabelecer uma relação entre a história, enquanto área do saber passível de proporcionar o conhecimento de experiências de vida em contextos sociais diversos, a alteridade e a cidadania (atitude social). Na segunda parte procedemos a uma problematização do conceito de «Idade Média», tendo por base um conspecto das actuais linhas de investigação e de produção historiográfica medieval, procurando evidenciar a pertinência do conhecimento da Idade Média na compreensão das múltiplas dimensões da hodierna sociedade.
D
e saber de excelência do homem erudito no século XIX, o conhecimento histórico, passou no período pós-estruturalista e post-moderno a ser visto como contraditório e carregado de subjectividade. O optimismo com que
importantes pensadores encararam no passado o interesse pelo incremento do conhecimento histórico na formação do indivíduo[1] converteu-se de finais dos anos 70 do século XX até à actualidade, num pessimismo e radicalismo niilista, de modo que actualmente são colocados em dúvida a legitimidade da história na formação cultural do indivíduo e o próprio valor e utilidade do saber histórico[2].
Medievalista online
ano 4 ● número 5 ● 2008 © IEM - Instituto de Estudos Medievais www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista 1
A Memória Social para o futuro: História, alteridade e cidadania ● Ju di t e Frei t as
O V seminário do