Historiografia e estudo da história do brasil
AUTORA: MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA MATOS NOGUEIRA
O progresso das fontes históricas
A historiografia exige um exercício de memoria de resgate da produção do conhecimento sobre qualquer tema que se investigue, por isso temos que nos haver com contribuição de fontes que nos antecederam. No entanto as fontes geradoras da história operada a cada geração, ou seja, a cada época, levanta nova formulas novos questionamentos para que assim a sociedade a interrogue o passado, alterando a compreensão deste.
A história e sempre reescrita, reinventada o próprio conhecimento histórico muda, já que novos historiadores surgem, bem como, novas fontes e técnicas, conceitos e teorias. Isso nos leva a acreditar que cada geração conhece mais e melhor o passado transformando assim as relações entre passado, presente e futuro. Embora que essas renovações decorram da retificação e arrumação dada por gerações passadas e tradicionais
Sabemos que, atualmente podemos contar com múltiplas fontes para produzir história e não mais se limitar apenas aos arquivos. Saber “violentar” essas fontes e refletir acercar das habilidades necessárias para tal fim e de suma importância para o historiador.
É válido salientar que, as mudanças ocorridas com a produção do conhecimento não se deu apenas na construção da historiografia, mas em todas as áreas, principalmente no campo tecnológico, o qual tem promovido mudanças no modo de produzir informação. É evidente que as mudanças ocorridas nas ultimas décadas foram de extrema importância na produção histórica, frisando mais uma vez o avanço tecnológico que agilizou pesquisas quantitativas e sequenciais, as comunicações de forma geral, a internet que aproximou o homem em tempo real, diminuiu distâncias e diferenças e até mesmo criou uma linguagem própria.
A inclusão de novas fontes, abordagem e métodos, alteram a compreensão do passado e como o presente exige a reinterpretação do passado para se