capistrano de abrel
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE HISTÓRIA
PAULO BASIL DA SILVA
A METODOLOGIA DA HISTÓRIA NAS OBRAS DE CAPISTRANO DE ABREU
Goiânia 2014
A METODOLOGIA DA HISTÓRIA NAS OBRAS DE CAPISTRANO DE ABREU
Projeto de pesquisa apresentado na Disciplina de Monografia I, no Curso de História da PUC GOIÁS, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Cristina Nunes Ferreira Neto.
Linha de Pesquisa: Cultura, Identidade e Poder.
Goiânia 2014
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO 04
2 PROBLEMÁTICA 08
3 JUSTIFICATIVA 09
4 OBJETIVOS 10 4.1 Objetivo Geral 10 4.2 Objetivos Específicos 10
5 HIPÓTESES 11
6 REFERENCIAL TEÓRICO METODOLÓGICO 12
7 CRONOGRAMA ---------------------------------------------------------------------------------14
8 ANEXO I: SUMÁRIO PROVISÓRIO DA MONOGRAFIA -----------------------------15
9 FONTES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA 16
APRESENTAÇÃO
Ao observar a evolução da historiografia brasileira do período colonial, percebemos um desenvolvimento da produção historiográfica por meio das obras de João Capistrano Honório de Abreu que reescreveu o Brasil de uma forma totalmente nova e peculiar.
Capistrano historiador autodidata foi o primeiro a utilizar uma forma de estudo inovadora, o método histórico, analisando de modo crítico dados históricos de escritores brasileiros antecessores a ele, no final do século XIX início do século XX, tais como Von Martius e Varnhagen.
Podemos citar, por exemplo, os cinco volumes de História Geral do Brasil, escrita por Francisco Adolfo de Varnhagen(1816 - 78), em que Varnhagen faz elogios a colonização portuguesa, como diz José Carlos Reis, 2006, p. 28, na obra As Identidades do Brasil de Varnhagen a FHC sintetiza: “Eis a história de que o Brasil recém-independente precisava, ou seja, de que as elites brasileiras