Resíduos hospitalares
A partir desse estudo, a Hospital Veterinário Amigos Animais estabelece diretrizes para o gerenciamento de resíduos de saúde (RSS) tendo como referencia as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ,da Comissão Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
A resolução 358 (CONAMA, 205), classifica os RSS em cinco grupos:
I – GRUPO A: Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.
II – GRUPO B: Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxidade.
III – GRUPO C: Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham rádio nuclídeos em quantidade superior aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
IV- GRUPO D: Resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente.
V – GRUPO E: Materiais perfuro cortantes ou escarificante.
Os resíduos do grupo D podem ser equiparados aos resíduos domiciliares e serão encaminhados para a reciclagem.
Os resíduos A, B e do grupo E, necessitam de tratamentos especiais, processos físicos, químicos ou outros que vierem a ser validados para redução ou eliminação da carga microbiológica em equipamento compatível.
Diretrizes para o manejo de resíduos hospitalares
Resíduos infectados/Biológicos – Grupos A, B e E
Contratação dos serviços da rede Usilix, que conta com um modelo de pré-trituração dos resíduos, o que otimiza o processo de incineração e utiliza as cinzas na fabricação de asfalto, além de utilizar a termo energia dos próprios incineradores.
Custo - 1 container/ a cada 3 dias= 50,00
30 dias = 500,00
Resíduos comuns – Grupo D
A própria empresa Usilix se encarrega da reciclagem