Residuo hospitalar
Heliane Regina
Izabel Almeida
José Eduardo Campos
Leonardo Castro
Roger da Costa
RESÍDUO HOSPITALAR
Belém
2012
Heliane Regina
Izabel Almeida
José Eduardo Campos
Leonardo Castro
Roger da Costa
RESÍDUO HOSPITALAR
Trabalho apresentado como requisito para a primeira avaliação da disciplina de Proteção ambiental no Sistema de Integrado de Educação Profissional do Pará - SIEPA, da turma TST04M. Orientado pela professora Senira.
BANCA EXAMINADORA:
__________________________________
ORIENTADOR
APROVADO EM:______/______/_______
CONCEITO: _______________________
Belém
2012
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo a verificação dos riscos existentes nos resíduo hospitalar, estabelecendo diretrizes para o manuseio, segregação, acondicionamento, identificação, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como á proteção á saúde publica, ao meio ambiente e a segurança do trabalhador.
Verificou- se que muitos riscos são inerentes á própria atividade, mas outros podem ser agravados pelos próprios funcionários, ás vezes por desconhecimento dos perigos, mas também por imprudência. Fica a necessidade de um programa continua de treinamento para corrigir algumas situações encontradas, e a utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva.
Devido ao grande numero ao potencial dos riscos, é necessária maior atenção dos órgãos fiscalizadores e dos próprios empreendedores com relação á proteção da vida humana, e do meio ambiente. As empresas devem buscar a redução da geração de resíduos por meio da adoção das melhores práticas tecnológicas e organizacionais disponíveis, como diz a NR – 25.2, NR – 32, RDC 306 – ANVISA, CONAMA n° 237/1997, (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Introdução
O aquecimento global é um fenómeno natural que, devido à libertação de gases resultantes da