HISTORICOS E FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL
HISTÓRICO E FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL
1- HISTRÓRICO DO VOLEIBOL
O Voleibol foi criado nos Estados Unidos, no ano de 1895, por WILLIAM GEORGE MORGAN.
Inspirado no Tênis e desenvolvido para ser um jogo recreativo para senhores, o Voleibol era lento e pouco movimentado.
Não se sabe ao certo quando o Voleibol chegou ao Brasil
2- FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL
A- DESLOCAMENTOS
B- SAQUE
C- MANCHETE
D- TOQUE
E- CORTADA
F- BLOQUEIO
SAQUE- O objetivo principal é colocar a bola em jogo. Porém, quando bem executado, colocado e forte, ele se torna o meio mais rápido e simples de se converter o lançamento em pontos. O saque pode ser por baixo ou por cima.
MANCHETE- É uma técnica de recepção, realizada com as mãos unidas e os braços um pouco separados e estendidos, o movimento da manchete tem inicio nas pernas e é realizado de baixo para cima numa posição mais ou menos cômoda, é importante que as pernas sejam flexionadas na hora do movimento, garantido maior precisão e comodidade no movimento. Ela é usada em bolas que vem em baixa altura e que não têm chance de ser desenvolvida com o toque.
AO EXECUTAR A MANCHETE EVITE: A- Flexionar o tronco; B- Separar os braços; C- Flexionar os braços; D- Fazer movimentos bruscos; E- Manter os músculos contraídos.
TOQUE- Através do toque de bola é que fazemos a recepção, o passe e o levantamento, de modo que o resultado ofensivo final das jogadas dependerá de recebermos ou passarmos a bola com perfeição. O contato com a bola é feito com as extremidades internas dos dedos e com maior apoio dos indicadores e polegares.
CORTADA- É um tipo de ataque muito utilizado pelos jogadores no Voleibol. Consiste em golpear a bola, rápida e violentamente com uma das mãos, procurando fazê-la tocar a quadra adversária.
BLOQUEIO- Para fazer o bloqueio, quando o jogador percebe que o adversário fará uma cortada junto à rede, ele salta com os braços levantados, quase ao mesmo tempo em que o cortador, a fim de