Fisiologia
UNIRP
CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA – 4º PERÍODO
FERNANDA RAMOS DE SOUZA
PATRÍCIA SOARES FERREIRA CHRISTAL
PEDRO HENRIQUE FERREIRA VICCECHI
RENATO FRANCO
VINICIUS ELEOTÉRIO FAZANI
TÉTANO (Clostridium tetani)
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2011
FERNANDA RAMOS DE SOUZA
PATRÍCIA SOARES FERREIRA CHRISTAL
PEDRO HENRIQUE FERREIRA VICCECHI
RENATO FRANCO
VINÍCIUS ELEOTÉRIO FAZANI
TÉTANO (Clostridium tetani)
Trabalho Acadêmico apresentado à Disciplina de Fisiologia Animal II sobre Orientação da Profa. Dra. Roselene Nunes da Silveira.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2011
nome, raça, idade, pelagem, peso exame clínico
Exames laboratoriais, radiológicos revisão sobre o caso clínico
DISCUSSÃO FISIOLÓGICA
O tétano é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada pelo bacilo denominado Clostridium tetani, que produz uma exotoxina denominada tetanopasmina, capaz de atingir o sistema nervoso central após entrar na corrente sanguínea.
O clostridium tetani é um bacilo gram positivo, anaeróbico, esporulado, geralmente encontrado no solo, sedimentos marinhos, intestinos de animais e até intestino humano.
Isso significa dizer que a idéia que a maioria da população tem de que o tétano só é transmitido por meio de metais oxidados é errônea, podendo levar a uma ausência de imunização. Esse bacilo é comumente encontrado na natureza, sob a forma de esporo, nos seguintes meios: pele, trato intestinal dos animais (especialmente do cavalo e do homem, sem causar doença), fezes, terra, reino vegetal, águas putrefatas, instrumentos perfurocortantes enferrujados, poeira das ruas, etc.
O clostridium tetani não é uma bactéria invasora, a infecção fica localizada estritamente na área do tecido desvitalizado, onde a germinação do esporo e o desenvolvimento do microorganismo na forma vegetativa poderão ocorrer com o auxílio do tecido necrótico, dos sais de cálcio e das células piócitas existentes no ferimento.
A partir do