Marketing esportivo futebol
Segundo Germano (2010), na atualidade o futebol é uma das modalidades esportivas mais “badaladas” do mundo, praticado e tendo ligas e confederações espalhado por diversos países. São inúmeros torcedores no mundo que torcem por seus clubes ou pelas seleções nacionais. O evento esportivo que causa mais expectativa e gera muito lucro no planeta é a Copa do Mundo, sendo realizada de quatro em quatro anos e acompanhada por mais da metade das pessoas que habitam o mundo. Sendo o esporte de gosto mundial que faz movimentar quantias de dólares imensuráveis anualmente, em contratos com emissoras de televisão e de patrocinadores.
A motivação para desenvolver esta monografia partiu da nossa admiração pelos espetáculos que o futebol promove como citado anteriormente, assim surgiu o interesse de pesquisar o que acontece no departamento de marketing dos grandes clubes de São Paulo. Saber se a essência do marketing estudado durante o período do curso de Administração com ênfase em marketing é a mesma aplicada nos clubes de futebol.
A função central do marketing é atender as necessidades e desejos dos seus consumidores de uma forma lucrativa por meio dos 4P’s (produto, praça, preço, promoção) e o seu conceito se apoia no sistema de troca mutua entre a empresa e o seu consumidor.
O futebol tem a sua origem registrada dês da época dos povos primitivos, houve um desmembramento, na qual surgiu o Rugby e o próprio futebol badalado da atualidade. O futebol foi trazido ao Brasil através dos ingleses, no começo era um esporte praticado somente pela elite e por brancos, após a quebra dessa barreira, o futebol hoje é considerado uma paixão nacional e livre para ser praticado por qualquer pessoa que tenha talento para esta modalidade.
O futebol moderno é visto como uma empresa de entretenimento, na qual tem como objetivo de gerar receita para cobrir seus gastos, para proporcionar a suas torcidas grandes espetáculos e se manterem