HIstorico da Ginastica Laboral
564 palavras
3 páginas
A ginástica laboral surge decorrente do projeto de educação corporal feito na Europa no final do século XIX, em que era estritamente voltado para atender as necessidades do sistema vigente: o capitalismo, essa denominação que também se dá à ginástica compensatória, tem sua origem datada de 1925 na polônia, e posteriormente a isso ela se espalha pela Europa, em países como: Bulgária, Alemanha, Suécia e Bélgica (MARCHESINI apud OLIVEIRA et al, 2007). No Japão, a ginástica laboral foi onde sofreu grande influência, consolidando-se e tornando-se obrigatório no inicio da década de 60, com o nome de ginástica laboral compensatória (LIMA, 2005). No Japão foi mais difundida graças a uma adaptação de um programa de rádio denominado Taissô, onde as pessoas não somente das fábricas, mas em todos os lugares do país podiam participar e acompanhar as dicas e técnicas que eram repassadas por meio de uma aula de ginástica ritmada por músicas próprias, além disso, o programa também dispunha de palestras de esclarecimento sobre assuntos pertinentes à saúde, trabalho e produtividade (POLITO; BERGAMASHI, 2003).
Os Estados Unidos da América adotou essa prática em meados de 1968, quando criaram a Internacional Management Review, umas das mais significativas avaliações sobre a influência do exercício físico para a saúde do trabalhador. E nesse mesmo período, a NASA (agência espacial dos EUA), realizou pesquisa com resultados significativos nessa temática. No Brasil as primeiras manifestações desse tipo de atividade foram datadas em 1901, porém somente a partir da década de 70 teve mais influência, quando algumas empresas começaram a adotar o programa de ginástica laboral, como a fábrica de tecido de Bangu, a Pioneira e o Banco do Brasil originado a AABB (associação atlética banco do Brasil).
Na mesma época a FEEVALE (Universidade localizada em nova Hamburgo RS), já publicava estudos através da escola de educação física, onde se baseava o exercício físico em análises biomecânicas,