08 2007 O ANO DA GINASTICA LABORAL
ANO DA
GINÁSTICA
LABORAL
Demanda social instiga o interesse de outras categorias
O crescente interesse dos trabalhadores neste tipo de atividade, faz com que os Profissionais de
Educação Física também se mobilizam para oferecer serviços em Ginástica Laboral. No entanto, outros profissionais tentam se apropriar de parte desse mercado. Nesse sentido, a fim de dirimir quaisquer dúvidas sobre o profissional que deve assumir a frente dessa prestação de serviço, apresentamos o histórico a respeito do surgimento da Ginástica Laboral, dos objetivos para os quais foi implementada e de sua relevância para o trabalhador.
Quando pensamos em bem estar geral na empresa, a atuação multiprofissional é fundamental para alcançar os objetivos, porém devemos respeitar as habilitações de cada profissão. A função do profissional de Educação Física é atuar na prevenção. Nos casos de lesões já estabelecidas, aí sim é necessária a atuação de outros profissionais da área da saúde. Na área da saúde, devemos respeitar o campo de atuação para que haja um real benefício da sociedade.
Prof. Marcelo Ferreira Miranda (CREF000002-G/MS)
– Conselheiro Federal CONFEF
O termo GINÁSTICA LABORAL não deixa margem à dúvida! Refere-se à uma atividade que nasceu para prevenção de doenças e promoção do bem-estar do trabalhador. Sendo essa sua finalidade, o Profissional de Educação Física é o que deve ser, por função e formação, responsável pela sua dinamização, orientação e ensino. O viés do tratamento de doença instalada (LER/DORT) cabe a outro profissional, em destaque os fisioterapeutas, que, no entanto, não estará
24 |
EF
|
ano VI
|
nº 22 Dezembro de 2006
O Sistema CONFEF/CREFs elegeu o ano de 2007 como o
Ano da Ginástica Laboral em razão da importância dessa atividade para o trabalhador e para a sociedade de modo geral, no que tange à prevenção de doenças e à promoção de saúde, por meio de estilo de vida ativo.
prestando serviço em Ginástica Laboral, e sim, em alguma terapia ocupacional