Historico bairro
Colônia Oliveira Machado, bairro de Manaus
O bairro Colônia Oliveira Machado, localizado na zona sul da cidade, existe desde o tempo em que o Amazonas era apenas uma província.
Inicialmente denominada Tapera dos Manaós, o bairro permaneceu por muito tempo como uma comunidade do Educandos, naquela época chamado de Educandos dos Artífices.
A colônia foi aberta por Joaquim de Oliveira Machado, vigésimo-nono presidente da Província do Amazonas, em 1889, tendo sido ocupada inicialmente por portugueses e espanhóis.
O local era uma paradisíaca estância formada por chácaras e sítios, com centenas de castanheiras, plantadas onde hoje se encontram a feira da Panair e a avenida Presidente Kennedy, até as margens do rio Negro, lembra a dona de casa Nilda Rodrigues de Oliveira, 72 anos, que nasceu e se criou na Colônia Oliveira Machado.
Possui uma superfície de 146,428 hectares e faz fronteira com os bairros Santa Luzia, Educandos, Morro da Liberdade, São Lázaro, Crespo e estende-se até a Vila Buriti.
Apresenta grande contraste social, sendo uma grande área comercial, com indústrias de grande porte, vila militar pertencente à Marinha do Brasil, serviços de aviação pertencente à Base Aérea de Manaus, tendo como cartão postal o campo de pouso do Ponta Pelada, por muitos anos o aeroporto oficial da cidade.
Sua extensa área comporta postos de gasolina, terminal de container e estaleiros, gerando empregos diretos e indiretos.
É possível observar um constante movimento de carretas e estivadores no local. Nos anos 60, no primeiro governo de Gilberto Mestrinho começou a venda de terrenos no bairro.
Geral
E
Educandos, bairro de Manaus
A história do bairro do Educandos inicia oficialmente no ano de 1856 quando o presidente da província do Amazonas, João Pedro Dias Vieira, resolver criar, através da Lei nº 60, de 21 de agosto desse ano, o estabelecimento dos Educandos