Histórico do bairro poti velho
HISTÓRICO
Quando do processo de ocupação do Piauí pelos Portugueses, diversos bandeirantes entraram no território que futuramente seria o nosso estado, dentre eles o bandeirante Paulista Domingos Jorge Velho. O caminho feito por Jorge Velho em território Piauiense foi seguindo o curso do rio Poty, tanto que as propriedades que ele recebeu como doação da coroa Portuguesa estavam localizadas no vale do rio Poty.
A vila velha do Poty nasceu de uma das antigas fazendas de Domingos Jorge Velho. O conhecido personagem da história do Piauí era um bandeirante e instalou diversas fazendas ao longo do vale do rio Poty e algumas dessas fazendas tornaram-se importantes povoações. Uma delas foi a que deu origem à Vila do Poty. Esta fazenda tornou-se uma povoação pelo fato de estar localizada próxima do rio Parnaíba e dos principais caminhos que existiam no Piauí naquela época. É bom lembrarmos que nessa época além de Teresina ainda não existir, os caminhos de hoje também não existiam. O caminho que chegava à povoação do Poty vinha de Oeiras e a partir de Amarante vinha beirando o rio Parnaíba até a povoação do Poty onde atravessava o rio Parnaíba rumo a Aldeias Altas que era um aldeamento de índios.
Na Barra do Poti, em 1760, já havia um aglomerado de fogos, ou seja, casas habitadas por pescadores, canoeiros e plantadores de fumo e mandioca.
Cortada pela estrada que ligava Oeiras (então capital da Província do Piauí) a Parnaíba e com sua posição geográfica privilegiada, a Barra do Poti registrou extraordinário aumento populacional e se transformou num dos maiores centros comerciais da região, antecipando a vocação econômica de Teresina.
Em 1832 foi elevada à categoria de vila. Sujeita a febres endêmicas e a frequentes inundações, em 1842, a Vila do Poti teve autorizada a sua transferência para um local que oferecesse mais segurança. Porém, como vieram dias mais tranquilos e invernos menos rigorosos, a lei caiu no esquecimento. Sua execução, no