Histórico Bairro Mansões Santo Antônio, Campinas
O bairro Mansões Santo Antônio é recente, composto por partes loteadas e vendidas de uma antiga fazenda (Fazenda Santa Cândida, que deu origem ao Pq. Santa Cândida) As primeiras moradias na região datam de 1973 ou pouco antes.
Embora haja prédios desde a década de 1980, foi na década de 1990 que os empreendimentos imobiliários explodiram em quantidade pela primeira vez, com uma segunda explosão de empreendimentos datada por volta de 2004, mas que ainda está em curso. O bairro possuiu um crescimento acelerado, no entanto a infraestrutura local não se desenvolveu com essa mesma velocidade, dessa maneira observa-se um urbanismo prejudicado, com calçadas ruins e frequentemente inexistentes, ruas estreitas e ausência de avenidas.
A quantidade e a variedade de serviços do bairro são consideráveis, embora muitos dos empreendimentos que servem a região localizem-se no bairro Chácara Primavera. Os únicos pontos comerciais do bairro são a sede local da NET, uma garagem de uma empresa de ônibus, uma padaria e alguns negócios. O restante está presente nos bairros próximos da região.
Trata-se de uma região em que a especulação imobiliária modificou completamente. Como não há avenidas e a maioria das ruas tem faixa única, o trânsito no horário de pico mostra-se cada vez pior a cada ano que passa, conforme o aumento do numero de condomínios.
CONTAMINAÇÃO:
A área correspondente aos lotes 04 e 05 pertenceu a Proquima Produtos Químicos Ltda de 1973 até 1996. Esta empresa tinha por atividade a recuperação de solventes. Em 1996 a área foi comprada pela Consima para construção de 08 prédios residenciais. No entanto, a construção foi paralisada no meio das obras quando detectaram que a área estava contaminada. Quando as obras foram paralisadas já existiam 03 prédios construídos, sendo que um deles já estava habitado. Atualmente, no lote 04 observa-se apenas o antigo canteiro de obras da Concima e no lote 05 o Conjunto