Maria zélia
Street, médico formado tornou-se industrial pró-ativo reformador das relações entre a capital e o trabalho, em 1931 chegou a diretor do Departamento Nacional de Indústria e Comércio do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Percursor do direito trabalhista no Brasil, contribuiu com a elaboração de leis trabalhistas, entre estas a regulamentação da sindicalização, assistência social e proteção ao trabalho.
Nota Biográfica
Jorge Luís Gustavo Street nasceu a 22 de dezembro de 1863 no Rio de Janeiro.Filho de Ernesto Diniz Street, austríaco, de origem inglesa e francesa, e da Sra.Heloísa Leopoldina Simonsen Street, brasileira.
Fez os cursos primário e secundário nos colégios Almeida Martins e Vitória, no Rio de Janeiro, e completou-os na cidade de Bonn, Alemanha Ocidental, em Humanidades, residindo em casa de uma família alemã, os Schiling, pela qual conservou grata recordação.
Formou-se em 1886 pela Escola de Medicina do Rio de Janeiro e em seguida fez cursos de aperfeiçoamento em Paris, Berlim e Viena. Dominava os idiomas francês e alemão. Regressando ao Brasil exerceu medicina no Rio de Janeiro e em Petrópolis.
Em 1894 ingressou na atividade industrial, recebendo de seu pai as ações de fábrica de sacaria de juta São João, no Rio de Janeiro.
Casou-se em 25 de Janeiro de 1897 com a Sra.Zélia Frias, tendo o casal seis filhos.
Em 1900 foi eleito para a diretoria da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional
1904, com a fusão da Sociedade Auxiliadora com o centro de Fiação e Tecelagem de Algodão, resultando no Centro Industrial do Brasil, foi eleito Secretário-Geral deste Centro, permanecendo em sua diretoria até o ano de 1927.
Em 1904 fez as primeiras negociações para a compra da fábrica de sacaria de juta Santana, de propriedade do conde Penteado, e inicio a expansão da Companhia