) Historicamente, como a literatura especializada evidencia as políticas sociais no brasil? e a política de assistência social?
A literatura nos mostra políticas sociais pouco efetivas e que visam o lado econômico, não social. As políticas de assistência seguem um padrão antigo clientísta e de apadrinhamento.
B) Quais avanços e inovações que a Constituição/88 e a LOAS/93 trouxeram para a Política de Assistência Social?
A saúde, previdência social e assistência social são direitos da sociedade brasileira assegurados pela Constituição de 88 e também pelo LOAS Lei Orgânica de Assistência Social de 93 que enfatizam a seguridade social e a proteção social pública acima citadas. A atualidade com o cenário neoliberal existente deixa a desejar nos avanços sobre a efetivação desses direitos. Pois o Estado depende desse capitalismo, mesmo entre os investimentos no campo social que acabam gerando muita desigualdade.
C) Comente o que foi o Consenso de Washington:
Com o objetivo de orientar os países periféricos sobre o enfrentamento econômico, foi realizada em novembro de 1989 o Consenso de Washington, uma reunião que juntou presidentes eleitos da América Latina e representantes do Banco Mundial, sendo tomadas medidas neoliberais compostas por regras elaboradas pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), Banco Mundial e departamento do Tesouro dos EUA. Porém, essas medidas diminuíram a autonomia nacional, gerando crise a proteção social, com aumento de desemprego, pobreza e indigência.
D) Comente o significado do Programa de Comunidade Solidária para a Política Assistência Social Brasileira (retrocesso ou avanço?).
Ao invés de efetivar ações de acordo com o LOAS já existentes o então Presidente Fernando Henrique Cardoso, cria um programa paralelo, com ações pontuais, que focam nos “bolsões de pobreza” aqui existentes, onde a população carente considerada apenas pelos indigentes e mais pobre entre os pobres estavam localizados o programa traz