Familía brasileira - os diversos arranjos familiares na atualidade
IDENTIFICAÇÃO:
Nome do grupo: Luciana Oliveira
Líder do grupo: Luciana Oliveira
Ano de execução: 2011
Área predominante: Manaus-Amazonas
Lotação Institucional: Dom Bosco
Órgão: Dom Bosco
Unidade: 13
Endereço: Alameda Cardoso
Bairro: Centro CEP: 69000-000
Cidade: Manaus UF: AM Fone/Cel.: 8876-3452
1. JUSTIFICATIVA: A Instituição família tem passado por transformações diversas ao longo da história brasileira sofrendo modificações dentro da estrutura social, econômica e política. O desemprego a migração tendem a originar problemas sociais como pobreza, abandono, individualismo, separações, novos relacionamentos, prostituição, gravidez precoce, maus tratos, alcoolismo, perdas de laços afetivos e culturais, desestruturando psicologicamente, emocionalmente e fisicamente seus membros familiares.
Na família encontram-se vulnerabilidades, mas também a existência de potencializações. O desgaste das problemáticas no âmbito familiar tendem a gerar estresse, desordem na sua organização social e a fragmentação dos laços afetivos que simultaneamente refletem na sociedade. A origem dos problemas que desencadeiam e desestruturam os lares são oriundos do processo de reestruturação e acumulação do capital este que visa somente a força do trabalhador e o seu tempo para obtenção de lucro.
Tal processo rotineiro e contínuo na vida dos trabalhadores os alija cada vez mais do núcleo familiar que consequentemente perde sua prioridade passando a ser secundária e muitas vezes esquecida. A evidência dos constantes rearranjos demonstra a luta da família em busca das perdas sofridas pelas separações de seus membros. O surgimento das vulnerabilidades que são encontradas na sociedade em decorrência das problemáticas familiares traduzem o descaso do Estado e a omissão de uma sociedade individualista.
O Estado