Análise sobre as famílias contemporâneas
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
GABRIELA MOREIRA BARRETO
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
SALVADOR
2013
GABRIELA MOREIRA BARRETO
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociologia e Serviço Social, Ética, Política e Sociedade, Psicologia Social, Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social II.
Profs. Adarly Rosana, Lineia Rampazzo, Márcia Bastos e Sérgio Goes.
SALVADOR
2013
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho tem como objetivo, fazer uma análise sobre os diversos tipos de famílias existentes em nossa sociedade contemporânea, entender a família como um processo social em construção e mudança, destacando os novos "arranjos" e "composições" familiares dando ênfase a chefia familiar feminina nas famílias monoparentais. DESENVOLVIMENTO:
Nos tempos de hoje podemos perceber as diversas formações familiares, tais como: Família Nuclear, composta pelo marido, esposa e filhos, família recomposta, esta nasce por meio do processo de separação surgindo uma nova definição da relação entre os pais e entre cada progenitor e os filhos, a família monoparental aquela composta por apenas um dos progenitores: pai ou mãe, a família canguru, composta de pais e filhos adultos, solteiros ou descasados de mais de 30 anos, muitos economicamente e sexualmente independentes, que preferem a mordomia da casa dos pais d que tentar uma vida sozinhos, famílias homoafetivas, formada por casais homossexuais, entre outras. A família é habitualmente encarada como um contexto complexo e dinâmico, dotado de características particulares. Nela começa a nossa existência e é nela onde ocorrem as nossas primeiras experiências e interacções, constituindo também o ponto de partida e a permanente referência para a exploração de outros