Cerebro turbinado
Agora, esta é nova : os exercícios físicos turbinam o cérebro. Isto é algo que os esportistas já sentiam na prática mas que foi confirmado só recentemente com pesquisas publicadas nos EUA. Ou seja, foi comprovado cientificamente.
Os exercícios físicos regulares (não vale ser atleta de fim de semana, tem que ter regularidade) melhoram a concentração, a memória, a aprendizagem e até estimula a produção de novos neurônios!
Além de outras técnicas, os cientistas usaram a ressonância magnética em pessoas que praticavam exercícios físico e viram uma intensa atividade no hipocampo, local onde processamos memória e aprendizagem.
E detalhe: o cérebro sendo estimulado pelos exercícios físicos, se renova com o aparecimento de mais neurônios evitando o surgimento do Alzheimer e de outras doenças degenerativas! Ou seja, quer mais motivos para começar a malhar? Acho que não precisa mais...
Esta novidade foi matéria de várias revistas especializadas, a mais completa está na Isto É de 26/09/2012. Especialistas explicam que exercícios físicos como alongamento, atividades de alto gasto calórico como o futebol e corrida estimulam o cérebro e deixam você "tinindo" para a prova. Por outro lado, se o que você precisa é relaxar, o ideal é tirar uma pausa entre as atividades e até uma soneca boa. Dormir também ajuda a promover sensações de prazer e bem-estar no organismo. A corrida pode ser uma excelente pedida para quem está se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ela faz aumentar o número de neurônios no cérebro (sim, é comprovado cientificamente) e gera uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais conhecidas como funções cognitivas. São elas: percepção, atenção,