familia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre os arranjos familiares que são muitos em nossa sociedade, para tal apresentaremos um breve histórico sobre a família desde os primórdios da humanidade até os dias atuais, ressaltando a grande importância da mesma na formação social, histórica e econômica dos indivíduos. A família é uma instituição que direciona primeiramente o indivíduo no meio social, não importando como é formada muito menos quem a dirige, são muitos os arranjos familiares identificados na sociedade e a todos estes arranjos a Constituição Federal Brasileira reza direitos iguais.
Observaremos também como é vista a família a partir da ótica Da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), equivalendo o grupo familiar a todo e qualquer ambiente onde haja respeito, afeto e amor, visto que, trabalha com a família como núcleo central de suas atividades.
A partir da formação de tantos arranjos familiares é possível notar a grande mudança no aspecto social e cultural, os novos arranjos estabelecem novas culturas e estas culturas por sua vez criam estruturas familiares diversificadas, cada uma a seu modo integra a sociedade, sem perder a característica fundamental da família que é a inserção de seus membros no meio social.
Dentro dessa nova cultura estabelecida pelos novos arranjos familiares, é possível destacar a estrutura monoparental e a respeito deste arranjo serão apresentados dados que demonstram o quantitativo de famílias monoparentais assistidas pelo programa do governo federal denominado de bolsa família.
2 DESENVOLVIMENTO
Para melhor compreensão dos arranjos familiares se faz necessário um breve histórico, que discorre sobre a concepção da família desde os primórdios da humanidade até os