NOVOS ARRANJOS FAMILIARES
juliane dos santos penera joelma souza santos leticia de araújo santiago kelle de kassia rodrigues de matos taynara araujo de lima tatiana andressa rosa carvalho patricia MARISSOL SALES KIMURA
“OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES”
Luiz Eduardo Magalhães - BA
2013
“OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES”
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Modulo II. Para a disciplina de Sociologia e Serviço Social, Ética, Política e Sociedade, Psicologia Social, Fundamentos Históricos e Metodologicos do Serviço Social II com os Tutores: Adarly Rosana, Lisneia Rampazzo, Marcia Bastos e Sergio Goes.
Luiz Eduardo Magalhães – BA
2013
1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata- se de uma análise dos novos arranjos familiares. É notável que a família vem sofrendo transformações ocorridas com o início da industrialização, urbanização, abolição da escravatura, todos esses fatores tem provocado alterações nos laços familiares e sociais. A família de hoje aparece em meio a uma nova realidade, cada vez mais os parceiros têm alternado os papéis conjugais e dividido suas responsabilidades, de tal modo que a família foi perdendo espaço para uma família cada vez mais igualitária, não havendo distinções tão discrepantes entre os gêneros. Características marcantes do capitalismo. Vemos também que hoje a família não tem o mesmo sentido de tempos antigos, na época dos nossos pais e avós, nos tempos atuais a família é tratada de várias formas e sentidos, como por exemplo, uma união homo afetiva é considerado família, ou seja, com o passar do tempo a sociedade vem se acostumando com os fenômenos sociais ocorridos em nosso cotidiano. Este trabalho tem por objetivo observar essas mudanças em nosso contexto social.