Historia
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Disciplina: Historiografia
Professora: Luciana
Aluna: Rozangela Barbosa Andrade
Fichamento sobre Marx e a História
O texto de Eric Hobsbawm mostra a influencia de Marx no processo historiográfico e também no processo evolutivo que seus ensinamentos favoreceram para uma mentalidade histórica que antes dele não foi descrita. A história a partir das concepções marxistas passa ser analisado através de outro viés, o viés que considera uma ampla analise do que concerne ao homem no seu caráter social, cultural e por ultimo econômico, pois a partir deste ultimo ele considerou que as necessidades humanas exercem forte influencia no campo das ideias e determina suas relações na sociedade.
A análise de Hobsbawm acrescenta muitos que se engajarem na profissão de historiador irá refletir nas obras de Marx, pois depois dele não houve outro, a não ser uma forma modificada da sua versão e vai mais além, não houve outro que deixasse algo diferente e extraordinário que tivesse o alcance e amplitude do seu pensamento. E no decorrer do texto ele aborda sobre as obras que foram referencias e que serviram material de estudos para seus seguidores e que refletiam muito no momento em que ele estava inserido. Alias esta é outra abordagem que faz Marx foi um homem do seu tempo.
Os textos de Marx não tinham uma conotação histórica, pois o seus escritos estavam relacionados a uma analise política da época, as relações que estes escritos promoviam na sociedade, porém seus estudos sobre o capitalismo contem muitos aspectos históricos que servem de material bastante rico para os historiadores atuais. Para reforçar esta analise o texto retrata que Marx estudou a história pela ordem inversa, analisou através do capitalismo desenvolvido como seu ponto incial ele quis dizer que o passado não pode ser entendido através dele, no meu entendimento é a partir do momento presente podemos compreender todo o processo