Historia
Existem várias definições para explicar o que significa Marketing. Entre as definições clássicas está a do norte-americano Philip Kotler, que especifica o marketing como o "processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam pela criação, oferta e troca de produtos de valor com outros mercados" (KOTLER, 1996, p. 31).
O marketing tem por objetivo colocar toda a empresa a serviço do atendimento ao cliente, ajudar a empresa a conquistar posição dominante para suas marcas e produtos e implantar uma forte cultura organizacional (MARICATO, 2007).
O conceito contemporâneo de Marketing aborda a criação de um satisfatório relacionamento em longo prazo do tipo em que todos os indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam. O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para "vender" idéias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em muitos aspectos da vida e em todos os sistemas políticos? Abrindo, assim, espaços para "novas" áreas de atuação do Marketing.
O Varejo é uma dessas áreas de atuação que tem como principal característica a preocupação com a maneira em que se comunica com o consumidor, não se preocupando especificamente com as marcas ou os produtos, antes focando em estratégias de promoção de vendas nos seus pontos, criando uma relação cordial entre loja e consumidor, buscando a satisfação do mesmo em relação às necessidades de produtos/serviços.
Entender as necessidades desse público não é simples; é necessário compreender seus anseios, desejos e vontades. Mais importante, é preciso saber o que motiva o consumidor a escolher uma dentre tantas opções que aparecem atualmente em relação à maioria dos produtos e serviços existentes.
O Marketing de Varejo se apresenta como uma eficiente arma para atrair novos clientes. É importante analisar o comportamento do consumidor, pois essa análise define os