Historia
NOÇÃO:
Medicamentos são produtos especiais elaborados com a finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou aliviar seus sintomas, sendo produzidos com rigoroso controlo técnico para atender às especificações determinadas pela Avisa. O efeito do medicamento se deve a uma ou mais substâncias activas com propriedades terapêuticas reconhecidas cientificamente, que fazem parte da composição do produto, denominadas fármacos, drogas ou princípios activos.
DIFERENÇA ENTRE REMÉDIO E MEDICAMENTO
No dia-a-dia, é muito comum notar pessoas ou meios de comunicação utilizando a palavra remédio como sinónimo de medicamento. No entanto, elas não significam a mesma coisa. A ideia de remédio está associada a todo e qualquer tipo de cuidado utilizado para curar ou aliviar doenças, sintomas, desconforto e mal-estar.
Alguns exemplos de remédio são: banho quente ou massagem para diminuir as tensões; chazinho caseiro e repouso em caso de resfriado; hábitos alimentares saudáveis e prática de actividades físicas para evitar o desenvolvimento de doenças crónicas não-transmissíveis; medicamentos para curar doenças, entre outros.
Já os medicamentos são substâncias ou preparações elaboradas em farmácias (medicamentos manipulados) ou indústrias (medicamentos industriais), que devem seguir determinações legais de segurança, eficácia e