Bibliologia
Bibliologia é a ciência da história e composição dos livros. É o conjunto de conhecimentos e técnicas que abrangem a história do livro, e relaciona-se com a origem, evolução, produção, publicação, descrição, enumeração, conservação e restauração dos livros, e a organização deles em coleções gerais ou especiais para uso público ou privado. O profissional dessa área é o bibliólogo.
Em se tratando de Teologia, é o estudo introdutório e auxiliar das Sagradas Escrituras, cuja finalidade é conduzir o aluno para dentro do campo infinito das Santas Escrituras. Ela auxilia poderosamente o estudante na compreensão da Bíblia, e é indispensável a qualquer área da Teologia, auxiliando na elucidação dos fatos bíblicos.
A matéria Bibliologia tem como objetivo básico estudar tudo à respeito das Sagradas Escrituras
A Bíblia é a Palavra de Deus, tem relevância eterna; fala para toda a humanidade em todas as eras e em todas as culturas. Porque é a Palavra de Deus, devemos escutar — e obedecer. Mas porque Deus escolheu falar Sua Palavra através das palavras humanas na história, todo livro na Bíblia também tem particularidade histórica; cada documento é condicionado pela linguagem, pela sua época, e pela cultura em que originalmente foi escrito.
Existem pelo menos três fontes de saber na Bíblia:
Uma é o próprio estilo literário que compõe o seus textos, ou seja, as formas gramaticais, a composição poética, etc.Através do qual qualquer pessoa pode obter informações e apreender unicamente sob o ponto de vista literário.
Outra fonte é a história. Através da bíblia pode-se aprender a historia de muitos povos, seus costumes e suas culturas. Qualquer pessoa com interesse voltado à história tem condições de aprender muito com a Bíblia.
Mas o que mais interessa na Bíblia como fonte de conhecimento, é a mensagem espiritual nela contida.
Para o entendimento da mensagem contida na Bíblia, o primeiro passo é buscar o conhecimento da Palavra de Deus,