Historia
Capitulo 5
"Em nome do Capital" representação da partilha da china, litografia do le petit Journal, 1856
1. Imperialismo
Para falar sobre Imperialismo alguns aspectos devem sempre ser analisados em conjunto. Os principais são: Nacionalismo, Neocolonianismo e junção entre o Capitalismo financeiro e o Capitalismo industrial. Esses aspectos resumem o panorama político, econômico e cultural de um período que vai desde a década de 1870 até o ano de 1914 O Imperialismo do século XIX consistiu num tipo de política expansionista das principais nações europeias, que tinha por objetivo a busca de mercado consumidor, de mão de obra barata e de matérias-primas para o desenvolvimento das indústrias.
Na Africa
O processo de expansão para essas regiões foi marcado por várias tensões e guerras. A África teve seu território divido nesta época entre as nações europeias, num evento denominado Conferência de Berlim (1885- 1887). Essa divisão caracterizou-se pela completa arbitrariedade, tribos africanas inteiras foram desagregadas com a divisão, enquanto que algumas se mesclaram com outras que eram suas rivais históricas.
Na Asia
A conquista da Ásia foi-se aos poucos,Mas a desenfreada exploração que se deu por estas bandas foi a partir da Rússia, já a entrada do Japão no grupo dos países imperialistas foi por pressão dos Estados Unidos e do Reino Unido de tempos. o Japão governado formalmente por um monarca, mas quem tinha plenos poderes era o comandante das Forças Militares Japonesas, o Xogun, decidiu abrir alguns portos para os países ocidentais. Isso causou uma revolta por vários motivos na ilha, conhecido como Restauração Meiji, onde restaurava plenamente os poderes do imperador, que fez o Japão dar um salto no desenvolvimento industrial e econômico do país. Isso fez com que a concorrência entre Reino Unido, França, Rússia e os Estados Unidos ficasse mais acirrada e incluísse o Japão na