Historia
O estado novo teve início no dia 10 de novembro de 1937, com um golpe liderado por Getúlio Vargas.
Getulio Vargas passou a governar por meio de decretos-leis. Limitou-se o poder dos Estados. O executivo federal tornou-se todo-poderoso. Uma ditadura foi instalada no país.A economia permaneceu voltada basicamente para a agricultura, mas havia uma preocupação em acelerar a industrialização do país.A questão social, passou a ser vista como uma questão política. Ao mesmo tempo que adotava uma legislação que atendia antigas reivindicações dos trabalhadores, o governo passou a interferir na atividade sindical.Os sindicatos ficavam vinculados diretamente ao Ministério do Trabalho. Adotou-se o principio da unidade sindical: legalmente, só era possível a existência de um sindicato por categoria profissional.
Diferentes forças militares e variados segmentos sociais haviam participado da revolução. A medida que o governo Vargas adotou propostas mais centralizadoras e autoritárias, setores mais liberais começaram a fazer oposição ao regime.
Crise de superprodução
A Crise do Café
O ano de 1930, foi difícil para os cafeicultores brasileiros. A Crise iniciada em outubro de 1929, e a recessão econômica mundial levaram o preço do café a despencar e com ele as oligarquias dominantes até então no país.
A crise de 1929, abalou vários países. O principal motivo foi à superprodução da indústria norte-americana, que cresceu além das necessidades dos mercados internacionais. O ápice da crise em outubro de1929, levou a falência inúmeras empresas e desemprego em massa.
Com a redução das vendas, os comerciantes norte-americanos reduziram as compras o que afetou gravemente a economia dos países dependentes das importações norte-americanas. Os cafeicultores brasileiros, deixaram de vender milhões de sacas de café, o que causou inúmeras falências por aqui e a recessão.
A crise do café afetou todas as áreas da economia brasileira, já que tudo por aqui, circulava em torno