Historia
Nicolau Maquiavel nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469 e morreu, na mesma cidade, em 21 de junho de 1527.
Maquiavel foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento.
A vida de Maquiavel é marcada pela precoce participação na politica , aos 29 anos de idade, ingressou na vida politica, exercendo o cargo de secretario da Segunda Chancelaria da República de Florença. Porém, com a restauração da família Médici ao poder, Maquiavel foi afastado da vida pública. Nesta época, passou a dedicar seu tempo e conhecimentos para a produção de obras de análise política e social.
Maquiavel foi o primeiro a discutir a política e os fenómenos sociais nos seus próprios termos sem recurso à ética , moral e religião.
Para Maquiavel, a política era uma única coisa: conquistar e manter o poder ou a autoridade. Tudo o resto - a religião, a moral, religião , etc... que era associado à política nada tinha a ver com este aspecto fundamental - tirando os casos em que a moral e a religião ajudassem à conquista e à manutenção do poder. A única coisa que verdadeiramente interessa para a conquista e a manutenção do poder manter é ser calculista; o político bem sucedido sabe o que fazer ou o que dizer em cada situação.
Com base neste princípio, Maquiavel descreveu sua maior obra que foi o livro “O Príncipe” .
O Príncipe de Maquiavel é dirigido a um Príncipe que esteja governando um Estado, e o aconselha sobre como manter seu governo da forma mais eficiente possível. Essa eficiência é a ciência política de Maquiavel.
A presente obra é um livro de orientação prática de algumas ações políticas que o Príncipe deve fazer para conquistar e se manter no poder.
Curiosidade – Termo “Maquiavélico”
O termo Maquiavélico passo a ser usado para aquelas pessoas que praticam atos desleais para obter vantagens , manipulando as pessoas ou seja , uma pessoa que faz as coisas, mas que no fundo