historia
Disciplina: Filosofia da Educação Coordenadora: Lílian do Valle Tutores: Danilo Bantim, Carolina Muzitano, Marcio Francisco, Maria Cecilia Castro
Data limite de entrega na plataforma: 24/02/2015
Avaliação a distância – AD 1
(ATENÇÃO!!!
ESTA AD TERÁ VALOR DE 80% DA NOTA, E DEVERÁ SER COMPLEMENTADA PELA PARTICIPAÇÃO EM «FÓRUM DE VOCABULÁRIO» DISPONÍVEL NA PLATAFORMA)
« «A vida sem exame não vale a pena ser vivida»: quem pode, hoje, ouvir tais palavras? Que lugar reservar para a filosofia, em um mundo que, por tudo e em tudo, se indispõe a recebê-la? Valeria a pena expor os que ainda têm ouvidos para escutar a condenação que a injunção parece, mais do que nunca, fazer pesar sobre a reflexão?
[...]
Mas não há filosofia sem interrogação ética! Não há interrogação verdadeira, que não coloque em perigo todo o mundo instituído como bela unidade, em nosso interior. O destino da filosofia é sombrio, mas não seria mais sombrio o destino do mundo sem exame? [...]
Mas existe apenas educação sem discussão sobre valores? Para um educador, é possível uma existência, e uma prática, sem exame? Educar é passar da perspectiva individual à coletiva: é ter que tomar partido, é ter que lidar contra as falácias da «bela unidade» não apenas interiormente, mas publicamente.
É possível a educação sem a ética? Toda a herança da modernidade, todo o testemunho da atualidade parecem conspirar para esta certeza. E, no entanto, «A vida sem exame não vale a pena ser vivida». »
(Lílian do Valle, Introdução a Enigmas da educação. Belo Horizonte,
Autêntica, 2000.)
QUESTÃO ÚNICA:
O objetivo do presente exercício é