historia
O presente trabalho tem como propósito abordar os principais estabelecimentos escolares fundados em cada período na história da educação brasileira, abordando os principais contextos para a educação.
Período colonial
Ano
Principais acontecimentos históricos.
1492
Cristóvão Colombo chega na América
1500
Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil
1549 a 1555
Colonia Periodo Jesuitico, os portugueses chegaram a Bahia, iniciando a pregacao da fé católica e ao trabalho educativo dos indios, logo perceberam que não seria facil convertê- los sem que eles soubessem ler e escrever, não se limitaram ao ensino das primeiras letras; além do curso elementar (letras/ filosofia) e o curso teologia e ciências sagradas de nivel superior para formarem sacerdotes. Duarte da Costa inicia o segundo Governo-geral. Manuel da Nóbrega
Funda o Colégio de São Paulo.
1759
Expulsam dos jesuitas pelo imperio Pombalino, o Estado vira responsavel pela educacao e cria novos livros didaticos .
Império
1808
Estudantes ambiciosos vão para Portugal para continuar os estudos.
1808 a 1809
Chegada da Família Real à Bahia , com isso Marques de Pombal organiza a escola para atender aos interesses do Estado, recusa do universalismo jesuítico, criou ênfase nas línguas vernáculas, em detrimento do latim, orientacão prática, voltada para as ciências, técnicas e ofícios.
1822
Dom Pedro I proclama a Independencia do Brasil
1824 a 1826
Outorga a 1 Constituicao Brasileira e se institui a lei Magna, a qual dizia que a instituicao primaria é gratuita para todos cidadaos. A maioria das meninas são educadas pelas mães, a aprender a ler e escrever; Navier funda moderna ciência das construções, ao publicar suas aulas na École Polytechnique de Paris.
1827 a1874
Criacão de colégios em vilas e cidades mais populosas. Fundacão do colégio Pedro II , modelo para todo Brasil. Fundacão