historia
Etapa 4
Passo 3
O Perfil ideal do Administrador
Partindo da afirmação de Maximiano (2000) sobre a Administração ser inerente a qualquer situação que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum objetivo, poderia-se concluir simplesmente que o um bom administrador é aquele profissional com conhecimentos técnicos específicos suficientes para utilização dos recursos necessários. Entretanto, estes recursos são amplos e sabendo que o ato de administrar consiste em planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar, abre-se um leque de habilidades que o um bom administrador precisa ter.
Mais que o conhecimento técnico, um bom administrador precisa ter uma visão holística da organização e do cenário em que está inserida, precisa ser capaz de identificar prioridades, oportunidades, saber operacionalizar ideias, delegar funções, sendo capaz de administrar também as equipes envolvidas, ou seja, o recurso humano da organização.
Precisa apresentar um perfil de liderança, inquieto na busca de dados, astuto na análise das informações, corajoso para tomar decisões, enérgico ao motivar as equipes e firme ao cobrar resultados, além de ético e, sobretudo, profissional, sendo o próprio exemplo ao “vestir a camisa” da organização.
Conforme Chiavenatto, o administrador deve estar em constante análise e verificação, para que não se perca o foco de seus princípios básicos. Hoje, diante da velocidade das inovações tecnológicas, empresa e mercado podem sofrer fortes alterações, o administrador, consciente dessas influências, precisa estar atento na realização de suas funções:
Planejamento: seja estratégico, tático ou operacional, precisa considerar fazer alterações na definição do objetivo e no modo para alcançá-lo.
Organização: definir os recursos, prazos e funções para a operacionalização das tarefas conforme o planejado.
Controle: verificar o andamento operacional e o cumprimento das metas, identificando prós e contras para