historia
O OBJETIVO do livro, leitura e ilustrações, é apresentar à criança, de forma lúdica e divertida, a importância das pessoas colaborarem com o futuro do nosso planeta, na preservação da água, em não poluí-la.
Através de uma narrativa com personagens da natureza e crianças que vivem na mesma cidade, propõe-se a conscientização pela conservação da água e por toda a sua importância para nós e para o nosso dia a dia.
AS ATIVIDADES PROPOSTAS são:
“Leitura Compartilhada”
“Roda de conversa”
“Meu mundo poluído”
“O certo e o errado”
LEITURA COMPARTILHADA:
O adulto deve se sentar com a criança (ou com a turma), ao seu nível de estatura (de preferência no chão); a leitura deve acontecer tanto do adulto para a criança como uma narrativa, quanto da criança para o adulto como exposição das ilustrações (se ainda não souber ler). Dispondo de tempo para que toda a observação proposta seja feita.
RODA DE CONVERSA:
Após a leitura todos terão a chance de expor aquilo o que viram, sentiram, aprenderam, concordaram ou não. Aqui é o momento de ouvir “casos” e histórias vivenciadas sobre o assunto; deixar com que, realmente, a criança interaja com o espaço, o livro, a história da Borbolina e a água poluída, o conceito de não poluir, o adulto e os amigos. Pois, a reflexão leva à fixação do tema.
MEU MUNDO POLUÍDO
Distribuem-se folhas, e agora as crianças não precisam estar mais em roda, e materias para desenho (à escolha do professor). E todos devem reproduzir com figuras, desenhos e cores aquilo o que entenderam ser um mundo poluído, e como isso afeta a água que existe nele. (o adulto pode propor alguns exemplos de situações de poluíção, assim como aparecem no livro)
O CERTO E O ERRADO
Uma tabela, encarte, onde vemos figuras da água e algumas situações, ações humanas. O objetivo é que a criança pinte aquelas ações que estiverem certas de AZUL e as que nao estiverem de CINZA. As cores podem servir de importante ferramente ao entendimento