Historia
A Renascença não beneficiou muito Paris. A monarquia se inquieta com a expansão desordenada da cidade. A primeira regulamentação urbanística é decretada em 1500 a propósito da nova ponte de Notre-Dame, sobre a qual se construíram casas uniformes de tijolo e pedra com o estilo Luís XII.
Em 1528, A irradiação intelectual cresce, Paris atinge a marca de 280 000 habitantes e permanece como a maior cidade do ocidente.
O Dia das Barricadas de 1648 marca o início da HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Fronda" \o "Fronda" Fronda, a qual provoca uma severa crise económica e uma atmosfera de desacato ao rei a sua capital. Apesar duma alta taxa de mortalidade infantil, a população atinge a marca de 400 000 habitantes graças à imigração das províncias. Paris é uma vila paupérrima onde reina a falta de segurança. O bairro da corte dos milagres (assim chamada porque os indigentes e enfermos do dia desapareciam após passar-se a noite, como por milagre) é progressivamente esvaziado.
A Revolução Francesa e o Império
É em Versalhes que começa a Revolução Francesa com a convocação dos Estados Gerais. Mas a crise económica, os problemas políticos nascidos da filosofia iluminista, e o rancor por o poder real abandonado a cidade por mais de um século, dão aos parisienses uma nova orientação. A tomada da Bastilha em 14 de Julho de 1789, é a primeira etapa disso. Em 15 de Julho de 1789, o astrónomo Jean Sylvain Bailly recebe no Hôtel de Ville o cargo de primeiro prefeito de Paris. Em 5 de outubro, um levante desencadeado pelas mulheres nos mercados parisienses chega a Versalhes ao anoitecer. Às 6 da manhã, o castelo é invadido e o rei é obrigado pelos populares a fazer residência em Paris no Palácio das Tulherias e de lá convocar uma Assembleia constituinte.
Em 14 de Julho de 1790 faz-se a Festa da Federação no Campo de Marte. Nesse mesmo lugar, em17 de Julho de 1791, ele servirá de palco para um fuzilamento.
Declaram-se os bens da Igreja Católica e da