historia
SUMÁRIO
I Introdução
II Norma Regulamentadora 20(NR – 20)
III Norma Regulamentadora 23(NR – 23)
IV Conclusão
V Referências Bibliográficas
I - INTRODUÇÃO
O sistema de proteção e combate a incêndios é indispensável em edificações, principalmente naquelas onde há concentração considerável de pessoas. Sendo que cada sistema deverá ter uma peculiaridade em relação a outros devido às características distintas dos diversos tipos de edificações, sendo essas características relativas principalmente aos riscos existentes nessas edificações e sua área de funcionamento, por exemplo, uma indústria tem um sistema de proteção e combate a incêndio diferente de uma loja de roupas.
A proteção contra incêndio se subdivide em prevenção a ocorrência de incêndio e em combate ao incêndio propriamente dito.
A prevenção de incêndios engloba cuidados e medidas que visem minimizar a ocorrência deste, sendo esses cuidados, desde distribuição de equipamentos para o combate a incêndio até treinamento periódico para atuação em focos iniciais de incêndio. Quanto ao combate, as medidas tomadas referem-se a combate e extinção de focos de incêndio, de forma profissional e alto nível de responsabilidade, exercício esse incumbido, no Estado de Mato Grosso do Sou, ao Corpo de Bombeiros Militar. O que rege as leis de combate e proteção a incêndio em um Estado é o decreto relativo a este Estado, onde as normas técnicas servem como complemento, sendo que a classificação das ocupações determina os tipos de sistemas e equipamentos a serem executados em uma edificação. Outro cuidado que deve ser tomado diz respeito ao armazenamento, manuseio e transporte de líquidos combustíveis e inflamáveis, objetivando a proteção da saúde e a integridade física dos trabalhadores em seus ambientes de trabalho, seguindo as disposições regulamentadoras vigentes.
II - NR-20