Historia
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I
PROFESSORA: Cíntia Cavalcante de Souza
CURSO: PEDAGOGIA
SEMESTRE: 1°
GUARANTÃ DO NORTE – MT
ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DA ANTIGUIDADE ATÉ NOSSOS DIAS
UNIDADE I – EDUCAÇÃO ANTIGA E MEDIEVAL
CAPÍTULO I - A EDUCAÇÃO ANTES DA ESCOLA
1. O objetivo da educação nos povos primitivos é promover o ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio da aquisição da experiência de gerações passadas. 2. Entre os povos primitivos a criança adquire o conhecimento necessário por meio da imitação: 1ª fase (primeiros anos de vida): imitação inconsciente; 2ª fase (adolescentes): imitação consciente. 3. As cerimônias de iniciação possuem especial valor educativo nos seguintes aspectos a. moral; b. social; c. político e religioso. 4. Animismo é a crença de que tudo possui uma alma. O aprendizado dos métodos que apaziguarão o mundo dos espíritos constitui a parte mais importante da sua educação. 5. Os primeiros professores são, inicialmente, a classe formada pelos chefes de grupos familiares. Posteriormente, a instrução passa a ser dada pelos sacerdotes, que se constituem nos primeiros professores profissionais.
A EDUCAÇÃO HINDU
Em seus aspectos mais gerais a educação hindu não difere muito da chinesa. A diferença da educação hindu com a chinesa e com outros sistemas orientais deve-se principalmente ao sistema de castas da sociedade hindu. Essas castas são quatro:
1. Os brâmanes ou sacerdotes: esta classe fornece todos os professores e controla toda a legislação.
2. Os xátrias, ou seja, os generais ou classe executiva militar.
3. Os vaicias ou classe industrial.
4. Os sudras ou classe servil. Além dessas castas havia os párias, que eram considerados fora da organização social bramânica, ou sem casta. Os sudras e párias não recebiam nenhum tipo de