Historia
Introdução:
Este trabalho tem por finalidade apresentar a Evolução da Administração de RH no Brasil, desde o final do século XIX, até os dias de hoje bem como as perspectivas deste setor para o futuro.Estará disponivél acontecimentos históricos que influenciaram o desenvolvimento e aprimoramento deste setor na Brasil.
Anteriormente este setor era chamado de Departamento Pessoal, hoje o setror de Recusos Humanos, tem uma gama muito importante dentro das empresas e irei apresentaresta afirmativa no decorrer abaixo.
Evolução da Administração de RH no Brasil entre 1880 e 1930:
A Administração de Recursos Humanos nas primeiras decádas representava muito o proprietario Industrial em relação a população brasileira. No ínicio do século XX enconstrava-se em em estabelecimentos industriais uma gama muito pequena da população brasileira, o que significava fraqueza no poder e e de pressão do proprietario, onde se considerava peso das atividades economicas urbanas em relçao a uma economia essencialmente voltada para agricultura. Esteera o período em que o Brasil estava formando a classe operaria (Industrialização), na expansao da cultura cafeeira. Foi com a exportação do café que o Brasil cresceu nos setores de serviços e ferroviarios com isso teve ínicio a formação proletariado urbano industrial.
O fim da escravidão, as mudanças na economia cafeeira, , crecimento do mercado de trabalho, o consumo interno, recusros financeiros e materiaisdeu lugar ao desenvolvimentoindistrial em São Paulo e Rio de janeiro. A mão de obra nas industrias em São paulo a mairia era européia, enquanto no Rio de janeiroerm migrantes vindo area rural ou de outro estado.
Reivindicações de melhores salários, descanso semanal, higiene nos ambientes de trabalho, comecaram os jornais operarios no eixo São paulo / Rio de janeiro e movimentos grevistas. Devido a estes movimentos grevistas foram criados medidas de proteção ao trabalho e ao trabalhador.