historia
A polis teria surgido no século VIII a.C. nas comunidades gregas da Ásia Menor, a partir de onde teria se espalhado pelo mundo grego.
ATENAS:
A organizaçãosocial: A população de Atenas dividia-se em três classes: cidadãos, metecos e escravos. A cidadania era um privilégio que se adquiria pelo nascimento. Somente filhos de pai e mãe atenienses sereservavam o direito de serem cidadãos. Os estrangeiros e seus descendentes, domiciliados em Atenas, formavam a classe dos metecos, excluídos, como os escravos, da vida política. Diz-se em resumo, que emAtenas, todos os cidadãos tinham direitos políticos, mas nem todos habitantes eram cidadãos.
A organização política: Inicialmente, o governo da cidade era exercido por um rei, que era ao mesmo tempochefe militar, juiz e sacerdote, e cujo poder era limitado por um Conselho de Nobres. Pouco a pouco, a nobreza, foi concentrando enormes riquezas em suas mãos, o que lhe permitiu praticamente anular opoder do rei. O governo da cidade passou a se exercido pelo Arcontado, um conjunto de magistrados escolhidos pelos eupátridas de maior prestígio. Atenas deixava de ser uma monarquia e passava a seruma oligarquia. Por meio de uma série de reformas aplicadas à cidade de Atenas a partir do século 508 a.C., Clístenes criou um regime que ficou conhecido como democracia. Deixando a sim a oligarquiapara a democracia, ou seja, o poder na mão do povo.
Economia: A base da economia consistia na agricultura fundamentada em um regime escravocrata, ou seja, a mão-de-obra escrava sustentava aprodução. As atividades comerciais também faziam parte da economia ateniense, sobretudo a partir do processo de colonização, quando a cidade se torna um grande centro