me da 1ª unidade
1) Os textos relatam épocas que vários estudiosos tentavam entender e definir o que era estética.Na época clássica definiram estética como “filosofia do belo” e o belo como característica exclusiva. Belo era a maneira de ser estudada e captada, que restringiram a dois segmentos: “belo da arte” e o “belo da natureza” por se tratar de uma arte nascida do espírito.
Kant definiu estética como ciência e começou a classificar. O “belo” não era mais a única característica, passou a existir outras subdivisões do campo estético como: Sublime, cômico e com isso o “belo” tornou-se uma subdivisão.
A partir da época Pós-Kantianos, foram introduzidas por pensadores e artistas diversas categorias na ciência da estética: Gracioso, o Rísivel, o Humorístico, etc. Surgiram os tipos de estética que foram a estética objetiva e a estética subjetiva.
Os pensadores sobre Kant, Platão e Aristóteles, cada um com suas teorias esclareceram a importância de definirem as características da ciência da estética, facilitando o estudo da percepção das diversas maneiras que a arte pode se manifestar.
2) Ela deixa claro em suas palavras que a arte renascentista, os artistas absolviam um pouco das obras da antiguidade para que através delas pudessem ser superadas e também era uma forma de incentivar a si mesmo. Depois comparavam suas obras com as da antiguidade e tinham a comprovação de que as obras da antiguidade tinham sido passadas por suas obras.
3) O livro explica que o lugar do artista como qualquer outro era como ele se sentia diante do que realizava, era o caso dos artistas renascentistas que se sentiam realizados no que elaboravam acreditando também que suas obras seriam apreciadas tanto no presente quanto no futuro e com isso consideravam que suas obras tinham um grau mais elevado levando em consideração os séculos passados.
4) Era um artista que procurava seguir e buscar em suas obras algo que se aproximasse do natural, mesmo com essa vontade de