historia
A divisão da monarquia brasileira é acontecida em três fases, a primeira fase é a chamada 1º reinado, a segunda é conhecida com Regência e a terceira fase da monarquia é chamada de 2º reinado.
O 1º reinado foi a transição em que o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal, o imperador passou a ser Dom Pedro I o qual passou a comandar o país na época da Independência Brasileira. Com início do reinado de Dom Pedro ele convocou a Assembleia Constituinte o qual seu principal objetivo era a criação de novas leis a qual iria assegurar o direito do governo e garantiria plenos poderes na mão do imperador e o direito do voto seria apenas para as pessoas que obtivessem uma renda mínima por ano.
Outro fato muito importante na fase do 1º reinado foi a Guerra da Cisplatina, Dom Pedro declarou guerra contra a Argentina, o qual a Argentina derrotou o exército brasileiro gerando incalculáveis prejuízos pelos grandes gastos e o número muito elevado de soldados mortos. A Inglaterra com a intensão de acabar com a guerra entre Brasil e Argentina fez com que os dois países assinassem um acordo o qual declarava paz entre os países.
A Regência, segunda fase da monarquia brasileira foi marcada pelos deputados da Assembleia resolverem por assumir o trono enquanto Dom Pedro II não completasse os 18 anos para assumir o trono brasileiro, o período regencial abriu espaços para diferentes tipos de governos. Como consequência da desordem no período da Regência foram feitas diversas revoltas populacionais, tais como a Sabinada da Bahia, Balaiada no Maranhão e Revolução da Farroupilha. O período regencial foi
A terceira e última fase da monarquia brasileira foi o 2º reinado começou com o governo declarando a maioridade de Dom Pedro II que tinha apenas 14 anos e que não teria o direito de assumir os três poderes (executivo, judiciário e legislativo) Dom Pedro II poderia comandar somente o poder executivo graças a um golpe dado pelos políticos liberais.
MONARQUIA NO