historia
Sócrates acreditava que em relação a educação, ninguém tem todo conhecimento, sempre temos que estar aberto ao aprendizado e ao saber, também não cobrava pelos seus ensinos fazia tudo por amor a alma e ao conhecimento. Para chegar as verdades que buscava Sócrates criou um métodos chamado maiêutica (parto das ideias, ou técnicas de dar luz) a filosofia como “parteira”, que se divide em três momentos: ironia, questionamento e a confissão, onde percebe-se que temos que ser humilde quando se trata a respeito do aprendizado e do conhecimento. Por oferecer filosofia nos banquetes, ruas e praças Sócrates se tornou símbolo do aprender e do ensinar e era sempre assediado por jovens sedentos por conhecimentos. Platão foi um dos alunos de Sócrates que deu frutos intelectuais, fundou uma escola chamada Academia que teve grandes alunos como o Aristóteles, ambos nunca paravam de buscar e aprofundar conhecimentos e eram testemunhas de seu próprio aprendizado.
No período clássico a escola não tinha currículo, programa, bibliografia. A organização estava na alma do professor eles eram o próprio “conteúdo, que educava os alunos através da postura e sinceridade independente da disciplina. Com as expansões das escolas a pólis devia assumir o dever de ofertar educação para seus cidadãos passando a favorecer a meninas e aos filhos dos menos abastados. Surgindo assim o processo de estatização onde a educaçãofoi tornando-se pública, proporcionando melhores condições sociais aos professores.
A educação grega e a cultura é concentrada na compreensão da realidade, abrindo assim um mundo de possibilidade para o ocidente.