Seminologia
CURSO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM
PROFESSORA: REJANE ARAÚJO
A IMPORTÂNCIA DA SEMIOLOGIA PARA O PROFISSIONAL TÉCNICO DE ENFERMAGEM
RAQUEL MIRANDA DE SOUSA
ABAETÉ (MG), JULHO DE 2014
O QUE É SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA? Semiologia e semiotécnica de Enfermagem são disciplinas incorporadas ao curriculum de Enfermagem de acordo com a Resolução n. 314/94 do Conselho Federal de Enfermagem.
Envolve o conhecimento dos fundamentos da prática de Enfermagem, com o domínio de conceitos e habilidades. É essencial à prática de Enfermagem.
As habilidades são necessárias para o cuidado de uma grande variedade de pacientes, em bom estado de saúde e daqueles com doenças brandas e crônicas; buscando satisfazer as necessidades básicas do indivíduo.
PROCESSO DE ENFERMAGEM
O Processo de Enfermagem tem como embasamento científico estudos realizados principalmente por Wanda Horta (1975/79), Lígia Paim (1978), Liliana Daniel (1977), dentre outros.
FASES DO PROCESSO DE ENFERMAGEM
HISTÓRICO: coleta de informações referentes ao cliente com propósito de identificar as necessidades, problemas, preocupações ou reações humanas.
DIAGNÓSTICO: Análise e conclusão dos problemas e situações apresentadas pelo cliente/ paciente. Utilizamos o diagnóstico de NANDA (North American Nursing Association).
PLANEJAMENTO:
• Estabelecimento de prioridades para os problemas e situações identificadas;
• Definição de objetivos para o alcance dos resultados esperados;
• Elaboração da prescrição de enfermagem que é sistematização dos cuidados de enfermagem aprazados a serem implementados;
• Registro escrito do diagnóstico e intervenções de enfermagem, que constituem a documentação da assistência prestada.
IMPLEMENTAÇÃO:
É a execução, o desenvolvimento das ações, de enfermagem, planejadas para atender as necessidades do cliente/ paciente.
AVALIAÇÃO:
É a verificação dos resultados