Historia
Segundo o Dobb o capitalismo refere-se a uma noção economica abstrata e não historica. Nesse sentido ele sempre foi associado unicamente à idéia de « laisssez-faire », porem revendo a historiografia três significados podem ser resgatados :
- O capitalismo como um estado de espirito de empreendimento ligado ao espirito burguês de racionalidade e de prudência. Segundo essa visão existeria uma fratura entre o homen pre capitalista e o homen capitalista, esse ultimo considerando a accumulação do capital como um motivo. Esse pensamento refere-se principalmente as obras de Werner Sombat e Max Weber.
- O capitalismo como distanciamento do mercado : o capitalismo se referia à passagem de uma economia natural a uma economia monetaria caraterizada pela extansão das rotas percorridas pelos bens. A riqueza passa então a ser usada para obter renda.
- A noção marxista do capitalismo que segundo o Dobb seria a teoria mais abrangente na medida que considera ele como modo de produção e responsavel pela construção das relações sociais.
Dobb se opoe as duas primeiras visões considerando que a inversão lucrativa do dinheiro não pode ser em nehum caso considerada como elemento caracteristico do capitalismo. O uso lucrativo do dinheiro ja existia nas epocas precedentes. A questão do espirito capitalista supoem que ja existia condições para o nascimento desse mesmo espirito, porem os autores ligados a essas teorias não conseguiram explicar quais foram as condições que permitiram que ele nascesse.
Assim Dobb considera que o capitalismo não pode ser considerado como um sistema hegeomonico mas que na verdade é constituido de uma multiplicidade de acontecimentos complexos. Porem a sua particularidade reside no fato que o capitalismo conseguiu a marcar de forma concreta uma epoca.
Então como o capitalismo virou-se pouco a pouco um sistema hegemonico ?
A historia é até hoje constituida pela sociedade de classes, seja a relação que cada uma