Análise de leitura
Aqui, tratamos especificamente do capítulo 5 que apresenta como título, “Para compreender... antes da leitura”. Nesta parte a autora aborda as principais estratégias que o leitor poderá lançar mão, antes do início da leitura, para conseguir, com máxima eficácia possível, atingir aos propósitos da leitura com os alunos em sala de aula ou fora da escola.
Para isso, a autora apresenta no capítulo seis pontos importantes para abordar essa temática, tratando no início de algumas ideias gerais sobre a temática; motivação para a leitura; objetivos da leitura; revisão e atualização do conhecimento prévio; estabelecimento de previsões sobre o texto e formulação de perguntas sobre ele.
Tratando-se de algumas ideias gerais sobre a leitura, a autora inicia suas exposições apontando que, é preciso distinguir situações em que “se trabalha” a leitura e situações em que simplesmente “se lê”. Segundo a autora, essas duas situações devem estar presente no dia a dia da escola, pois ambas apresentam igual relevância para a formação do leitor e deve ser tomada como situação de aprendizagem, de informação e de deleite.
Há situações nas escolas em que são promovidos concursos de leitura com premiações, dentre outras bonificações aos leitores. Esses eventos de leitura são contestados pela autora visto que, o aluno não deve compreendê-la como instrumento competitivo em que se ganha prêmios. Esses eventos têm a possibilidade de regar com eficácia a apatia daqueles que apresentam maiores problemas no aspecto da leitura, o que contribui ainda mais para o seu insucesso escolar.
Ainda tratando dessas ideias