Analise das aprendizagens de leitura
1.1 - O que é a Prova Brasil e qual concepção de avaliação é utilizada.
A escolarização das práticas de leitura e escrita apresenta problemas muito graves pelo simples fato de o trabalho que é feito sobre o tema dentro da escola não tem o mesmo propósito que fora dela.
Uma necessidade do sistema de controlar a aprendizagem por meio de conteúdos pragmáticos faz com que o considerável seja o mais acessível à questão da avaliação. Nesse contexto, é muito visto por práticas, ainda empiristas, a leitura como um fato a avaliar a compreensão ou apenas a fluência em voz alta. Todavia, esquece do necessário dentro da escola.
O necessário é fazer da escola um âmbito onde leitura e escrita sejam práticas vivas e vitais, onde ler e escrever sejam instrumentos poderosos que permitem repensar o mundo e reorganizar o próprio pensamento. (Lerner 2008:18)
A Prova Brasil consiste em um exame nacional, aplicado nas escolas públicas do país. São avaliações diagnósticas, em larga escala, desenvolvidas pelo Inep/MEC que têm por objetivo avaliar a qualidade oferecida pelo sistema educacional brasileiro nas áreas de língua portuguesa e matemática das 4ª séries e 8ª séries do ensino fundamental ou ainda 5ª ano e 9º ano quando já formalizado o ensino de nove anos. Todavia, a pesquisa será baseada apenas em língua, por ser o nosso objetivo.
Criada a partir da necessidade de complementar a avaliação do Saeb (Sistema de avaliação da educação básica), oferece dados não apenas para o Brasil e unidades da Federação, mas aos municípios participantes.
A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação, podem definir ações para o aprimoramento da qualidade de suas instituições e assim, reduzir as desigualdades existentes. Os dados apresentados pela avaliação são comparáveis ao longo do tempo, acompanhando a evolução das escolas em seus desempenhos. Diferente das avaliações tradicionais