Analise da concepção e da estratégia de leitura
A leitura é fundamental na formação do cidadão, tornando-o conhecedor de seus deveres e direitos, auxiliando na execução de suas tarefas. A concepção da leitura norteiam as práticas da pedagogia, temos que priorizar a prática da leitura. A leitura deve estar inserida no contexto da escola, criando aos alunos uma atmosfera agradável ao ato de ler, oferecer ao aluno livros, ter decoração convidativa para leitura etc.
Em alguns momentos a leitura pode se tornar desinteressante e seguida com desprezo, porem a leitura muitas vezes tem o papel de construir um pensamento bem crítico, temos que usufruir este universo.
Quando apresentado aos alunos deve se ter vários gêneros e textos, e assim ultrapassar o próprio pensar, tendo assim outro significado. “pode-se definir textos, hoje, como qualquer produção linguística [sic] Falada ou escrita, de qualquer tamanho, que possa fazer sentido numa situação de comunicação humana, isto é numa situação de interlocução”. (Costa Val, 2004 pagina113).
Podemos dizer que tendo duas ou mais pessoas, é possível construir uma produção discursiva, considerando que o texto envolva o leitor, com uma forma de interlocução podendo proporcionar ao leitor o sentido maior que a leitura por si só, o texto simplesmente impresso “... Um conjunto de palavras escritas sem muitas, significação ou um deposito de mensagens e informações a serem reproduzidas...”.
Caso os textos trabalhados sejam vistos como objetos acabam por se tornarem desinteressante de uma maneira erronia e assim enfraquecendo o interesse do leitor, o qual tem que ser estimulado pela curiosidade de ler, a sede de saber.
Para ser desenvolvida as capacidades textuais, tem que o leitor ter contato com diversas situações do seu próprio cotidiano. Existem varias maneiras de iniciar o universo da leitura, pois é através da leitura o indivíduo interage com a fantasia, a