historia
TRABALHO DE HISTÓRIA
ESCOLA NORMAL NO BRASIL REPÚBLICA
Vivian Bispo Rodrigues RA413109217
São Paulo
2013
As escolas normais são instituições de formação de professores, estas escolas surgiram no Brasil em 1830,a primeira escola normal foi criada em Niterói ,sendo considerada a pioneira na América Latina e era uma escola pública. As escolas normais foram criadas com a justificativa de que os antigos mestre-escola, professores da época, não estavam preparados para a prática docente. Desta forma estas instituições serviram como referencia na formação e instrução profissional de novos mestres além de propor, através de concursos públicos, a melhoria do preparo de pessoas consideradas aptas ao magistério.
Outras escolas também foram criadas em outros estados como ,na Bahia em 1836,no Pará em 1839,no Ceará em 1845,na Paraíba em 1854,Rio Grande do Sul 1870,em São Paulo a segunda ou terceira tentativa em 1875/1878.
O desenvolvimento foi mais acelerado durante o período republicano, em 1949 elas eram ao todo 540 espalhadas por todo território nacional.
As escolas Normais não seguiam as diretrizes estabelecidas pelo Governo Federa, como o ensino primário, já o ensino normal era assunto da alçada dos Estados, ficando restritas as reformas até então efetuadas aos limites geográficos.
O ensino normal obedecia a leis que deveriam ser cumpridas de acordo com a seguinte estrutura:
1.Cursos:O ensino normal ficou subdividido em cursos de dois níveis, o primeiro ciclo, funcionava como curso de formação de regentes de ensino primário, com a duração de 4anos que funciona em escolas que eram chamadas de Escolas Normais Regionais.
Já nos cursos de segundo ciclo, continuavam a formação de professores primários, com a duração de 3 anos que era dado nas Escolas Normais.
Além de existir as Escolas Normais Regionais e as Escolas normais, também foram criados Institutos de Educação, que além de oferecer os cursos